Por meio de nota a Secretaria de Segurança Pública do Estado de Mato Grosso - Sesp-MT, informou que abriu um processo administrativo e afastou o diretor da Penitenciária Central do Estado - PCE, Arnold de Souza Pacheco, após uma denúncia por possível envolvimento em um esquema de negociações de fuga de presos. A denuncia foi feita, através do Programa do Pop, exibido na última terça-feira (21), pela TV Cidade Verde.
O repórter Giovani Júnior, exibiu um áudio gravado por um suposto servidor, que não quis se identificar. Onde ele alega que há até uma lista de espera entre os presos. "Eu gostaria de pedir à PCE, que está jogada. Um diretor corrupto que vende saída e trabalho. Está tendo muita fuga, porque, os próprios presos estão fazendo lista de espera de fuga, pagando. Tem advogados no meio disso aí tudo, nossa Secretaria sabe de tudo e não faz nada", disse.
Em nota, a Sesp informou que a pasta abriu processo administrativo disciplinar para apurar o caso, e encaminhou as denúncias para a Controladoria Geral do Estado (CGE), para a Polícia Judiciária Civil (PJC) e Ministério Público. Um novo servidor foi designado para o cargo que o diretor ocupava na penitenciária.
Ainda durante o programa, o secretário estadual de Segurança Pública, coronel César Roveri, afirmou que iria apurar o caso. “Assim que soube da denúncia, imediatamente solicitei um relatório com todas as informações e estamos passando para a Polícia Civil para que tenha investigação. Além disso, também foi determinada uma apuração administrativa, em todas as esferas que sejam necessárias e todas as medidas necessárias serão tomadas”, afirmou.
Confira a nota da Sesp na íntegra:
"A secretaria de Segurança Pública informa que, assim que tomou conhecimento das denúncias, afastou o diretor do cargo e designou um novo servidor para a função.
A Sesp também abriu processo administrativo para apurar o caso, e encaminhou as denúncias para a Controladoria Geral do Estado (CGE), para a Polícia Judiciária Civil (PJC) e Ministério Público".