No dia 7 de fevereiro de 2025, a Fazenda Esperança, localizada no município de Santa Carmem, será palco da Abertura Nacional da Colheita da Safra de Soja 2024/2025. O evento reunirá produtores, autoridades e representantes do setor agrícola para debater temas centrais como sustentabilidade, biocombustíveis, a realização da COP 30 no Brasil e o papel da soja na segurança alimentar global.
O evento coincide com a celebração dos 20 anos da Aprosoja MT. Para o vice-presidente da entidade, Luiz Pedro Bier, a cultura da soja foi essencial para o desenvolvimento do estado e foi a entidade que conectou os produtores para o fortalecimento do setor.
“Em 2025, a Aprosoja MT completa 20 anos de história. Durante esse período, a associação foi essencial para defender os interesses do setor junto ao poder público. A soja foi a cultura responsável pelo crescimento de Mato Grosso, permitindo o desenvolvimento de cidades com alto índice de qualidade de vida”, afirma.
A escolha de Mato Grosso, maior produtor de soja do país, reforça a relevância do estado no cenário nacional e internacional. Com décadas de expansão e aprimoramento, a produção de soja tornou-se um dos pilares do desenvolvimento socioeconômico local, transformando o estado em um exemplo de potência agrícola.