Detido tem nacionalidade ucraniana e russa; polícia investiga suspeita de ato terrorista
A polícia francesa prendeu um homem, de 26 anos, de nacionalidade ucraniana e russa, depois que ele detonou explosivos dentro de um quarto de hotel ao norte de Paris, perto do aeroporto da capital francesa. A informação foi divulgada pela Procuradoria Nacional Antiterrorista (PNAT) nesta quarta-feira (5). Segundo as autoridades, o homem foi socorrido pelos bombeiros depois de “sofrer queimaduras significativas após uma explosão”.
A polícia realizou buscas dentro do quarto e localizou produtos e materiais destinados à fabricação de artefatos explosivos.
Uma fonte disse à Reuters que a Procuradoria Nacional Antiterrorista está trabalhando com a agência de espionagem doméstica francesa e abriu uma investigação sobre o caso. O homem é suspeito de participação em uma conspiração terrorista.
As embaixadas da Ucrânia e da Rússia em Paris responderam ainda não se pronunciaram sobre o caso.
O aeroporto Charles de Gaulle de Paris, próximo de onde o homem foi preso, disse que as operações não foram afetadas.
A França está em alerta máximo para ameaça, faltando menos de dois meses para o início das Olimpíadas de Paris. Os Jogos decorrem em um cenário geopolítico complexo, com guerras na Ucrânia e em Gaza, e representam um grande desafio de segurança.
No mês passado, os serviços de segurança franceses frustraram o primeiro ataque planejado aos Jogos, com a prisão de um jovem checheno de 18 anos que é suspeito de preparar um ataque no estádio de futebol de Saint-Etienne.