Mal finalizou as eleições municipais e um novo pleito deve movimentar as comunidades por todo o Brasil. Começa nessa sexta-feira (18), oficialmente, as campanhas para presidência das seccionais e subseções da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e finaliza-se o prazo para o registro das candidaturas. Porém, em Primavera do Leste ainda não há nenhuma chapa que tenha se pronunciado oficialmente para concorrer à diretoria da 22ª subseção.
Um dos nomes favoritos para encabeçar uma chapa é o da atual presidente Ethiene Brandão. Eleita com mais de 90% dos votos no ano de 2021, ela participou pela primeira vez das eleições da OAB com chapa única. Além do ineditismo de se consagrar a primeira mulher presidente da 22ª subseção, caso se candidate novamente, será a primeira pessoa a concorrer duas vezes consecutivas ao cargo de presidente.
Em contato com a atual presidente, Brandão destacou que, conforme o provimento 222/2023 do Conselho Federal da OAB (CFOAB), é vedado qualquer tipo de campanha antecipada ao dia 18 de outubro. “Talvez por isso nenhuma chapa tenha se pronunciado oficialmente”, justifica a atual presidente. Apesar de não ter confirmado, Brandão disse que não descarta a possibilidade de encabeçar uma nova chapa para o triênio 2025/2027.
As chapas que se candidatarem até essa sexta-feira (18) devem obedecer alguns requisitos, como por exemplo, ser composta por 50% de advogadas do sexo feminino e 50% do sexo masculino. Seis nomes devem ser indicados para a composição da chapa e 30% desse total deve ser de pele preta ou parda, para que seja cumprida a lei de cotas raciais.
As eleições da OAB movimentam a comunidade jurídica e também a sociedade em geral, mas para saber qual o nível de competição que esse pleito trará para Primavera do Leste será necessário aguardar a publicação oficial dos registros de chapa através da seccional de Mato Grosso a partir desta sexta-feira (18).