Conforme Daniela Maidel, a ideia foi proporcionar um momento de agradecimento para quem colaborou para a construção e desenvolvimento da instituição, em uma época com poucos recursos e condições precárias.
Durante a visita, foi falado sobre as mudanças e atual forma de trabalho, investimentos em ferramentas tecnológicas e o avanço da obra da futura sede da Polícia Civil, simbolizando a concretização de uma instituição forte.
As servidoras aposentadas conheceram a funcionalidade do sistema GEIA, os módulos administrativos e operacionais criados para substituir o acúmulo de papéis nas delegacias, dando celeridade nas atividades policiais e acompanhando a modernidade.
Na ocasião foram lembradas as dificuldades vividas pelas delegadas, escrivães e investigadoras no passado, pelo preconceito de trabalhar em um local predominantemente masculino, além da desvalorização salarial e outras desmotivações.
A delegada-geral destacou o momento histórico da Polícia Civil, dos avanços conquistados ao longo dos anos que possibilitam a valorização do efetivo, e em especial, a prestação de serviço de qualidade à sociedade.
“A Diretoria agradece todas as policiais civis aposentadas, que por muitos anos dedicaram suas vidas à instituição, fizeram a diferença e cada uma deixou o seu legado”, enalteceu Daniela Maidel.
Com mais de três décadas de serviço prestado e aposentada há 11 anos, a investigadora Janete Maria de Oliveira falou da enorme alegria em ser convidada pela primeira vez para participar de um evento na diretoria. “Estou feliz por ser lembrada pela nossa delegada-geral, a qual reconhece o nosso trabalho e isso me engrandece muito”, completou a investigadora.
A escrivã aposentada há seis anos, Vera de Almeida Oliveira, lembrou dos momentos dificeis no início da carreira e da situação precária para se trabalhar na época. “É uma honra saber que hoje a Polícia Civil está bem difente e bastante avançada”, disse a escrivã.
Para finalizar, a delegada aposentada há cinco anos, Cleibe Aparecida de Paula, parabenizou a Polícia Civil pela evolução. “É uma honra representar a categoria profissional e fazer parte da instituição, a qual me acolheu, dando oportunidade e condições de ser o que sou hoje”, afirmou a delegada.
As servidoras aposentadas também foram homenageadas com a medalha honorífica da Polícia Civil de Mato Grosso.