Até dia 31 de dezembro Tangará da Serra estará em situação de emergência devido à crise hídrica que passa a cidade. O decreto publicado nesta quarta-feira (08) pode ser prorrogado. As ações segundo o prefeito, Vander Masson garantem a qualidade e a potabilidade da água coletada para consumo da população local.
A medida de emergência visa sensibilizar a população para a utilização consciente do recurso hídrico e evitar o desabastecimento. De acordo com o decreto, os níveis dos reservatórios hídricos da cidade encontram-se abaixo dos padrões para a época do ano.
Um racionamento de água foi imposto a partir de observações realizadas pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMEA).
Estão proibidas à população a irrigação de lavouras agrícolas, irrigação de jardins domiciliares com água do sistema público de abastecimento, a lavagem de veículos com mangueiras, lavagem de calçadas externas, além de outras formas de desperdício de água.
A fiscalização será realizada pelos órgãos ligados à Prefeitura e caso seja comprovado o descumprimento das medidas, a pessoa notificada poderá ser penalizada com advertências, multas e corte no abastecimento de água.