A Pesquisa de Intenção de Consumo para o Dia das Mães em Mato Grosso, realizada pelo Sebrae/MT (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso), indica que 77% dos consumidores pretendem comprar presentes, o que deve resultar em mais de R$ 323 milhões em vendas para os pequenos negócios em todo o estado. Se considerar todos os tipos de comércios e serviços (incluindo grandes empresas), o faturamento pode chegar a aproximadamente R$ 523 milhões em vendas no estado, cerca de 66% a mais do que no ano passado.
O estudo mostra um aumento de 18% em vendas em relação ao mesmo período do ano anterior, o que pode ser justificado pela melhora que 49% dos respondentes sentiram em relação à situação financeira em 2024 comparado ao ano de 2023.
A data é considerada uma das melhores para o comércio e o pequeno negócio pode aproveitar para faturar ainda mais, como explica Leandro Gonçalves, gestor estadual de Varejo do Sebrae/MT.
“Um dado interessante é que a maioria dos entrevistados na pesquisa, 31%, disse que pretende comprar presentes dos pequenos comerciantes e também da internet. Uma dica para se preparar para o Dia das Mães é começar pela organização interna da loja, garantindo que o espaço esteja acolhedor e tematicamente decorado para a ocasião. É crucial que os produtos mais buscados estejam facilmente acessíveis e bem sinalizados. Além disso, preparar a equipe com treinamentos focados no atendimento ao cliente e no conhecimento dos produtos, para poderem oferecer recomendações personalizadas e eficazes”, reforça.
Leandro também explica que os meios digitais poderão ser bons aliados dos pequenos negócios. Investir em campanhas nas redes sociais com posts que destacam as ofertas especiais, testemunhos de clientes satisfeitos e contagens regressivas para a data comemorativa podem ajudar a aumentar as vendas.
“Em relação ao ano passado, tanto a procura pelos pequenos comerciantes quanto pela internet aumentaram significativamente, cerca de 56% a mais. Com isso, do montante gerado em vendas no pequeno negócio é mais da metade do total geral do estado, com estimativa mais de R$ 320 milhões sendo provenientes dos pequenos negócios. Diante deste cenário favorável, sugiro intensificar a criação de conteúdo relevante nas redes sociais, com posts que destacam ideias de presentes e promoções especiais para o Dia das Mães. É importante também oferecer promoções atrativas, como descontos progressivos ou brindes em compras acima de um certo valor, que incentivem os consumidores a comprarem mais. Um atendimento pode não apenas melhorar a experiência de compra, mas também aumentar a fidelidade do cliente a longo prazo”, acrescenta Leandro.
Ticket médio
Quando questionados sobre quanto pretendem gastar, 24% dos mato-grossenses responderam o valor entre R$ 100 a R$ 199 nas compras dos presentes. Gastar mais de R$ 500 está nos planos de 19% dos respondentes. A média por pessoa será de R$ 263 em compras no estado, 27% a mais que no ano passado.