AO VIVO gitanimator
14:30 - 14:45 Caldeirão do Bruxo

Para deixar suas tardes ainda mais quentes com as melhores fofocas, Caldeirão do Bruxo, contando os babados, noticiando os fatos de celebridades, políticos, e personalidades com ele, Messias Bruxo.

10:30 - 12:00 Pop Show

O seu final de semana promete ficar ainda melhor com o programa Pop Show. Muito entretenimento e agitação para suas manhãs de sábado na Rede Cidade Verde de Televisão.

09:30 - 09:45 AutoShow

17:30 - 18:30 Programa Estilo

12:00 - 13:00 Programa Transportador

Notícias

Sá - 26 de Outubro de 2024
113.png

Notícias Sexta-feira, 25 de Outubro de 2024, 16:18 - A | A

Sexta-feira, 25 de Outubro de 2024, 16h:18 - A | A

VARIEDADES

Estudantes registram passagem de cometa raro em Cuiabá

O Cometa C/2023 A3 é considerado não periódico, pois pode levar mais de 200 anos para voltar ou nunca mais ser visto.

G1

Ver um cometa pode ser difícil, mas alunas da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) não deixaram essa oportunidade passar. As estudantes Thaís de Moura e Nataly Fabrine, junto com o professor de física, Pablo Munayco, fotografaram o Cometa C/2023 A3 - Tsuchinshan Atlas, no campus de Cuiabá, na noite dessa quarta-feira (24).

O Cometa C/2023 A3 foi descoberto em 9 de janeiro de 2023, pelo Observatório Tsuchinshan na China, e pelo programa de vigilância Atlas, na África do Sul, em fevereiro do mesmo ano, segundo o professor. Ele é um cometa não periódico e pode levar mais de 200 anos para voltar ou nunca mais ser visto, por ser destruído no espaço.

O professor relatou a dificuldade de registrar a passagem do astro na capital por causa do clima. Segundo ele, depois de 35 minutos de espera, a foto finalmente foi feita.

"Estávamos atrás do cometa há dias, mas sempre frustrados pelo clima. Fotografar ele foi uma grande satisfação quando finalmente conseguimos', contou.

☄️A foto foi feita com a ajuda de um telescópio, pois o cometa está se afastando da Terra e, infelizmente, não é mais visível sem ajuda de equipamento. O C/2023 A3 tem aproximadamente 2 km de diâmetro, sendo considerado relativamente pequeno.

Lendas

????????Segundo Pablo, muitos acreditam que a água que existe na Terra tenha chegado por algum cometa que colidiu com o nosso planeta, ou a que os seres vivos chegaram por meio de cometas e asteróides.

Para os povos antigos, esses corpos celestes antecediam tragédias, mas o professor explicou que isso é apenas uma coincidência, e ressaltou a importância desses fenômenos.

"As antigas civilizações acreditavam que os cometas eram mau presságio. Por exemplo, os impérios incas e astecas caíram depois da passagem de cometas, mas isso é só coincidência. Antes da crise do Coronavírus, um cometa também passou, mas é importante culturalmente e cientificamente estudar os cometas que passam pela Terra para saber a composição, velocidade, etc", explicou Pablo.

Comente esta notícia

institucional
facebook instagram tiktok whatsapp

Av. Archimedes Pereira Lima, 1200 - Jardim Itália, [email protected]

(65) 3612-0012