AO VIVO gitanimator
14:30 - 14:45 Caldeirão do Bruxo

Para deixar suas tardes ainda mais quentes com as melhores fofocas, Caldeirão do Bruxo, contando os babados, noticiando os fatos de celebridades, políticos, e personalidades com ele, Messias Bruxo.

10:30 - 12:00 Pop Show

O seu final de semana promete ficar ainda melhor com o programa Pop Show. Muito entretenimento e agitação para suas manhãs de sábado na Rede Cidade Verde de Televisão.

09:30 - 09:45 AutoShow

17:30 - 18:30 Programa Estilo

12:00 - 13:00 Programa Transportador

Notícias

Sá - 21 de Dezembro de 2024
113.png

Notícias Terça-feira, 24 de Setembro de 2024, 15:43 - A | A

Terça-feira, 24 de Setembro de 2024, 15h:43 - A | A

ECONOMIA

Exames de sangue e imagem são suspensos em Cuiabá por falta de pagamento da prefeitura

Empresa responsável pelos serviços nas Unidades Básicas de Saúde (UBS"s) da capital informou que serão mantidos somente atendimentos de urgência e emergência.

G1

A Associação Fundo de Incentivo à Pesquisa (AFIP), responsável pela prestação de serviços de análises clínicas e laboratoriais nas Unidades Básicas de Saúde (UBS's) de Cuiabá, anunciou nesta segunda-feira (23) a suspensão das atividades devido a uma dívida de R$ 3,3 milhões pendente da prefeitura. Devido à paralisação, serão mantidos somente os atendimentos de urgência e emergência.

De acordo com a AFIP, caso o pagamento não seja realizado, todos os serviços serão suspensos a partir do dia 30 de setembro, incluindo os atendimentos emergenciais.

Em nota, a Prefeitura de Cuiabá informou que realizará o pagamento de R$ 1,5 milhão para a AFIP até o dia 10 de outubro, referente aos valores em aberto deste ano. Além disso, segundo o pronunciamento, a Secretaria Municipal de Saúde está em tratativas com outros laboratórios para restabelecer os serviços “o quanto antes”.

A Associação disse que a prefeitura está há um ano sem realizar o pagamento dos serviços contratados, mesmo “após diversas tentativas de negociação”.

“Atualmente, em Cuiabá, são realizados mensalmente mais de 7 mil atendimentos e realizados mais de 105 mil exames. Cabe ressaltar que a AFIP, ciente da importância dos serviços laboratoriais e atenta às necessidades da população, fez todo o possível para evitar essa suspensão”, diz trecho do comunicado.

Ao g1, a vice-presidente de Pessoas e Operações, Roberta Rizzo, explicou que os serviços de rotina, como exames de sangue e imagens não estão mais disponíveis, o que afeta diretamente os pacientes que dependem desses atendimentos para dar continuidade aos tratamentos de saúde.

"Estamos impedidos de continuar nossos serviços ambulatoriais devido à falta de pagamento. Temos um respeito gigantesco pela população, e só chegamos a esse ponto por estarmos no limite financeiro”, ressaltou.

Dívidas pendentes

Como forma de comunicar a suspensão dos serviços e tentar reverter o caso, a defesa da AFIP notificou o munício, no último dia 17, pedindo que o pagamento fosse realizado ou, caso contrário, os serviços seriam suspensos.

Conforme o documento, a AFIP e a Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá firmaram contratos administrativos para a prestação de serviços ambulatoriais de média e alta complexidade em novembro de 2020. No entanto, a AFIP não recebeu o pagamento por parte da Administração Pública, o que a levou a decidir pela suspensão dos serviços.

Além disso, informações do Portal da Transparência do Município revelam que há despesas liquidadas desde 2022, comprovando que a AFIP cumpriu parte no fornecimento dos serviços. Contudo, a administração municipal está em inadimplência há mais de um ano, como apontou a notificação extrajudicial.

Segundo a vice-presidente da área comercial, Tania Noquelli, a AFIP é responsável por prestar serviços de análises clínicas em Cuiabá desde 2007 e a associação tem enfrentado dificuldades financeiras devido à falta de pagamento por parte da Administração Pública, com débitos acumulados desde 2021.

“Notificamos a prefeitura repetidamente nos últimos dois anos, enviando mais de 10 ofícios, mas não obtivemos resposta satisfatória”, disse.

 

Comente esta notícia

institucional
facebook instagram tiktok whatsapp

Av. Archimedes Pereira Lima, 1200 - Jardim Itália, [email protected]

(65) 3612-0012