O trânsito na MT-251, na região do Portão do Inferno, em Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá, será interditado na tarde dessa terça (8) e quarta-feira (9) para retirada de uma porção de vegetação da encosta do morro. O bloqueio ocorrerá entre às 12h e às 17h.
A Secretaria de Estado de Infraestrutura de Logística (Sinfra) informou que a interrupção é necessária para garantir a segurança na execução dos serviços, uma vez que galhos ou troncos podem cair sobre a rodovia. A supressão faz parte dos trabalhos necessários para as obras de retaludamento na região.
Nos outros dias da semana, assim como na manhã e na noite dos dias 8 e 9, o trânsito não sofrerá nenhum tipo de interdição.
Ainda de acordo com a Sinfra, mesmo no período em que a rodovia estiver fechada, o tráfego será permitido para veículos de emergência, como ambulâncias transportando pacientes e viaturas da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros atendendo ocorrências, além de veículos do ICMBio.
????Rotas alternativas
A Sinfra relatou que duas rotas alternativas estarão disponíveis para quem precisar fazer o deslocamento entre Cuiabá e Chapada dos Guimarães durante os períodos de fechamento da rodovia.
A primeira delas é o caminho que sai de Cuiabá até Campo Verde, passando pela BR-163/364/070 e depois de Campo Verde até Chapada dos Guimarães pela MT-251.
A outra rota é seguir pela MT-251 até a rotatória com a MT-351, a estrada que dá acesso ao Lago de Manso. A partir de então, é preciso seguir por 49 km até a MT-246, que dá acesso ao Distrito de Água Fria. Chegando ao distrito, é preciso seguir pela MT-020 até Chapada dos Guimarães.
Esta rota tem aproximadamente 140 km, sendo que 33 km da MT-246 encontram-se atualmente em obras para o asfaltamento.
Um dos engenheiros responsáveis pelo projeto, Wilian Lopes, explicou que retaludamento consiste na retirada do maciço rochoso na curva do Portão do Inferno e a criação de taludes, uma série de cortes, que funcionam como degraus para impedir os deslizamentos de terra. Com isso, a estrada será recuada em dez metros, evitando também a passagem sobre o viaduto que existe hoje no local.
Segundo ele, o projeto prevê um novo traçado para a rodovia no km 46, que é considerado um dos pontos mais críticos do trecho.
De acordo com Willian, com esse novo traçado, os motoristas que passarem pela curva estarão mais seguros.